Isso gera vícios de linguagem

No meio de uma apresentação importante, você para, olha para cima, prolonga um ‘éééé’, e busca na mente o que dirá na sequência, sem saber que esta não é uma forma eficiente de se comunicar, na verdade é o contrário disso.

Se tem algo que aprendi nesses 12 anos trabalhando com comunicação é que buscar na mente é um caminho lento e que pode puxar expressões como o ‘éééé’ que citei acima, tornando sua fala cansativa e passando uma forte impressão de insegurança.

O caminho contrário é deixar sua mente trazer, que é um caminho muito mais rápido e eficiente e que pode ser aprendido com treino e o uso de técnicas, das quais destaco:

1. AQUECIMENTO

Se aqueça com um alongamento ou, melhor ainda, com um trava línguas, realizando este com alto entusiasmo. Fazendo isso sua mente ficará mais focada no momento presente e ficará muito mais fácil seguir o caminho de ‘deixar sua mente trazer’ como citado.

2. SE EXPRESSE COM ENTUSIASMO

Busque manter o aquecimento falando com entusiasmo durante a apresentação e mantendo o corpo em uma postura altiva, usando as mãos de maneira firme, olhando nos olhos do público ou diretamente para câmera.

3. PAUSAS

Nos momentos que sente vontade de buscar na mente use pausas e nesse tempo deixe a mente trazer o que precisa ser dito, esse tempo será menor que o utilizado para buscar e sua apresentação ficará muito mais limpa com pausas, muito mais fácil de acompanhar, além destas transmitirem a sensação de confiança e calma.

Um abraço grande,

Professor Felipe Guedes

 

 

Fale conosco pelo WhatsApp