Você não é tão importante assim

Ontem estava ajudando minha esposa ensaiar para uma apresentação e ao final ela falou que não foi bem, que gaguejou e a verdade não foi que nada disso aconteceu. Trabalho a mais de 10 anos com isso e posso, dizer sem dúvidas, que foi uma percepção apenas dela e que, infelizmente, é algo comum de acontecer.

Neste caso eu posso também não ter percebido o gaguejar dela ou tido uma visão errada ao achar a apresentação boa, mas daí vem um conceito que vejo muitos resultados ao ensinar aos meus alunos: as pessoas não estão percebendo tanto quanto você imagina.

Pensamos muitas vezes que somos o centro do universo, mas somos apenas o nosso próprio. Será que as pessoas estão com toda a sua atenção em você, será que você é tão importante assim? Ou será que elas estão focadas em seus próprios universos?

Leve para suas apresentações o conceito que citei e reforço: as pessoas não estão percebendo tanto quanto você imagina. Ele pode lhe ajudar a se aproximar mais da realidade, que pode ser dura, mas provavelmente não tem o centro apenas em você.

Boa sorte!

Um grande abraço,

Professor Felipe Guedes

Fale conosco pelo WhatsApp