Uma ótima forma de desenvolvermos nossa oratória e comunicação interpessoal é analisar grandes comunicadores e encontrar chaves que tornam a sua fala impactante, adaptando estes ao nosso contexto.
Há cerca de 8 anos venho aprendendo muito com essa prática, que é uma das bases do treinamentos e palestras da temática que ministro, além das mentorias individuais. Resolvi aproveitar essa experiência para lhes ajudar a criar percepções e se desenvolverem escrevendo uma série de análises.
Para começar, aproveitando o dia das crianças, escolhi uma real comunicadora em essência que de forma intuitiva aplica algumas das mais efetivas técnicas de comunicação. Antes da análise assistam o vídeo, que talvez já conheçam por ter sido um grande viral na internet a não muito tempo. São apenas 30 segundos muito divertidos.
ANÁLISE
1. ABERTURA DE IMPACTO
Você sabia que as pessoas costumam decidir se irão assistir um vídeo nos primeiros 3 segundos deste? Em outras formas de comunicação como apresentações em público e interações sociais não é muito diferente.
A abertura é sem dúvidas chave e, na minha opinião, ela começa muito bem.
“O meu sonho se tornou realidade…”
Sua colocação gera curiosidade (qual será este sonho que se tornou realidade?), bem como faz os que estão assistindo se sentirem importantes (ela irá compartilhar um sonho com você!).
2. PAUSAS
Logo na abertura vocês poderão perceber também que ela pausa a ponto da repórter verbalizar a curiosidade instigada.
“Que sonho é este?”
No decorrer do vídeo ela continua usando esse recurso, como em no trecho sequente:
“Meu sonho é ter uma escola grande (pausa de 0,5 segundos) cheia de cadeiras uma na frente da outra (pausa de 1,5 segundos) e o meu sonho se tornou realidade.”
Este é um recurso que ajuda a manter quem está recebendo a mensagem atento, na expectativa do que será falado em seguida, ajuda eliminar sinais verbais de ansiedade (eeeh, neh, tah, tipo…), entre outros benefícios como permitir uma melhor respiração durante a fala.
3. RESPIRAÇÃO
Além de ser perceptível durante as pausas, vocês podem observar também que no segundo 16, enquanto a repórter fala, ela faz uma respiração funda e lenta.
Uma respiração correta é sem dúvidas um ponto chave para um melhor domínio sobre as emoções e organização de ideias. O cérebro, apesar de pesar cerca de 1,5kg, é responsável pelo consumo de cerca de 20% do oxigênio que respiramos, um dos fatores que torna este ponto ainda mais crítico.
4. COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Mesmo sentada ela também dá show neste quesito. No vídeo como um todo ela demonstra bastante confiança e tranquilidade com as mãos e braços, bem como com o sorriso e olhar, tendo estes bastante congruência com a mensagem que ela está transmitindo verbalmente, como no trecho final.
“Estou me sentindo adorável.”
Um outro ponto interessante também foi aos 5 segundos, onde ela levanta as mãos passando antes por um gesto bem famoso, conhecido como campanário, que tido como uma expressão de sabedoria e confiança, muito usado conscientemente por líderes que buscam passar estas impressões.
Vejam um exemplo da Chanceler da Alemanha, Angela Merkel:
Espero que tenha gostado. Caso queira ser avisado de novas análise basta acessar: clique aqui.
Caso tenha algum amigo que também possa gostar deste conteúdo não deixe de compartilhar.
Até a próxima! 🙂
—
Felipe Guedes
@felipeguedesaqui