3 dicas para prender a atenção do seu público

Você se lembra de alguém, seu avó, seu pai, um amigo ou mesmo um ator em um filme que, contando uma história, um acontecimento, o relatava com emoção, como se estivesse dentro da história? Um ar de suspense, explorando pausas, olhares, deixando todos curiosos com o desencadear dos acontecimentos; variações na voz, falando mais alto em alguns pontos, baixo em outros, imitando a voz de um personagem. Você se lembra?

 

“As histórias atraem as pessoas, captam sua atenção e são mais facilmente memorizadas do que listas de regras. Grandes ideias e apresentações, portanto, devem ser parte de uma história.”
Garr Reynolds

Bem provável que, ao refletir um pouco, ou procurar em um vídeo ou filme, encontrará facilmente grandes exemplos. Eles servem não apenas como exemplos para quando quiser contar uma história para o seu filho, neto ou amigos, eles são ótimos para que você perceba pontos chave de apresentações que realmente prendem a atenção dos ouvintes. Apresentações que são base para o sucesso profissional; além do pessoal, é claro.

Vamos então a 3 dicas para que comece fazer o mesmo que os grandes exemplos os quais se lembrou:

1. TRANSMITA EMOÇÃO.

Se não for para trocar também emoções entregue aos participantes da sua apresentação, seja qual for, um artigo escrito, um folder ou um livro, será mais proveitoso do que perder tempo com outra pessoa realizando uma leitura.

Faça diferente! Não apresente informações; crie experiências. Não se prenda a padrões. Por mais técnico que seja o conteúdo é possível realizar algo memorável, que valha aplausos reais e entusiastas.

2. OLHE NOS OLHOS. SORRIA. FAÇA PAUSAS.

Olhe nos olhos do seu público, tentando variar para cada um dos presentes, puxando principalmente a atenção daqueles que aparentarem dispersos ou fechados para o conteúdo (de braços cruzados, olhando em outras direções…). Esta é a base para criação de uma real conexão entre vocês.

Faça isso sempre sorrindo. O sorriso é a melhor forma de conquistar as pessoas, você perceberá que muitos retribuirão. Esta é também uma chave para uma conexão positiva.

E faça pausas, teste e perceberá o resultado destas. Elas trazem de volta a atenção do público e acrescentam uma boa dose de dramaticidade a sua apresentação, o que é essencial para que ela realmente tenha um bom impacto.

3. VARIE SEU TOM DE VOZ

Se costuma falar baixo saiba que pode perder fácil a atenção do público, principalmente se estes forem jovens. Analise seu ambiente, mas tente explorar uma tonalidade de voz mais alta, algumas vezes é interessante até mesmo ir além para atrair a atenção, no fechamento de uma palestra, por exemplo, ou em algum outro momento que queira causar realmente um maior impacto.

Também procure explorar variações no seu tom de voz, uma vez ou outra, após estar mantendo um tom de voz alto, diminuia bastante e perceba como todos voltarão a atenção para você. Mas, de uma forma amena, também busque variar o seu tom de voz dentro das frases, dando maior enfase em palavras que você considera chaves.

EXTRA

4. UTILIZE A TÉCNICA DOS 3

Os 3 porquinhos, os 3 patetas, os 3 mosqueteiros, os 3 atos no teatro…

“Hoje eu vou contar para vocês 3 histórias…” este é o começo de um dos discursos mais famosos do Steve Jobs, na formatura da Universidade de Stanford. É um vídeo sensacional, no qual vocês podem perceber a aplicação desta técnica. Deixamos ele para fechar o artigo, além da técnica dos 3, vocês podem observar muitos outros aspectos, como as pausas nos momentos certos, velocidade de voz, storytelling e outras técnicas que fazem do Jobs um dos mais estudados oradores modernos, confiram:

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