3 dicas para você produzir mais sem necessariamente trabalhar mais

Existe um antigo paradigma que diz que para obtermos mais resultados resultados necessariamente deveremos trabalhar mais, mas será que esta é mesmo uma verdade absoluta? Uma pessoa que trabalha 20 horas por dia necessariamente gerará mais resultados do que uma que trabalha 8? Os resultados são unicamente proporcionais ao esforço empregado? Como anda esta proporção na sua vida? Reflita… Tire um 60 segundos, eles podem lhe ajudar a poupar muitos outros.

Após esta reflexão, deixamos 4 dicas que podem lhe ajudar nesta caminhada. Deixamos também a recomendação de dois livros: ‘O Estilo 80/20’ do autor Richard Koch e ‘Quanto menos, melhor’ do Leo Babauta.

 

3 DICAS

1. DESCONECTE-SE!

Nade contra a maré da aceleração… Ela tem realmente lhe feito bem? É realmente essencial olhar as notificações dos seus aparelhos móveis a cada minuto? Acompanhar de forma intensa as timelines do Facebook, Instagram ou outras mídias sociais é realmente algo que lhe agrega, que, como entretenimento, lhe faz bem? Você tem se conectado às pessoas que realmente importam na sua vida?

2. ELABORE UMA LISTA DO QUE NÃO FAZER!

Mais um paradigma que temos é o importante é saber o que fazer e ponto final. Existe um ponto de vista um pouco diferente: tão importante quanto saber o que você precisa fazer é saber o que você não deve fazer ou não deve fazer em quantidades exageradas. Ter claramente esta ‘Don’t do list’ pode lhe auxiliar muito a focar no que realmente importa no seu dia a dia. Se pergunte: o que de imediato eu poderia eliminar ou diminuir na minha vida? Por que não começar a trabalhar desde agora esta diminuição?

3. USE A TÉCNICA DOS POMODOROS! 

Como anda o seu foco? Já chegou ao fim do dia com a sensação de que fez mil coisas, mas no fim não fez nada de importante? A impressão de que começou diversas atividades, mas não terminou nenhuma delas, principalmente as mais importantes? Então tenham atenção nesta técnica, ela pode ser uma ajuda sem tamanho. Segue abaixo um passo a passo dela:

Captura de Tela 2016-04-06 às 09.29.14

“A boa notícia vem dos laboratórios de neurociências e das salas de aula, onde descobertas apontam para as formas pelas quais podemos fortalecer esse músculo vital da mente. A atenção funciona com um músculo: pouco utilizada, ela definha; bem utilizada, ela melhora e se expande.”
~ Daniel Goleman

EXTRA: TENHA ATITUDE!

Não adianta ler este artigo, participar de palestras, workshops, cursos extensos, os resultados são muito possíveis e dependem muito de você. Você precisa dar pelo menos um primeiro passo para verificar se realmente fazem sentido para você as técnicas e diretrizes, sentir um pouco do resultado delas é a melhor forma de realmente compreendê-las.

Para fecharmos, deixamos algumas reflexões finais: Por que você gostaria de melhorar sua produtividade pessoal?O seu motivo é realmente profundo ou superficial? Seria possível aprofundar um pouco mais na sua resposta, trazer coisas que talvez só você saiba? De um a dez, qual nota você daria a esta sua disposição? O que você poderia fazer de imediato para aumentá-la?